Home
Utilization of pre-operative imaging for colon cancer: A population-based study


O estudo coorte retrospectivo, publicado na Journal of Surgical Oncology procurou avaliar o uso de imagens pré-operatórias para câncer de cólon e identificar fatores associados à utilização na prática clínica. Utilizou uma amostra aleatória de 25% dos pacientes com câncer de cólon tratados com cirurgia na província de Ontário entre 2002 e 2008. Foram avaliadas assim, a imagem pré-operatória (<16 semanas da cirurgia) do tórax, abdome-pélvis e utilizada a regressão de Poisson modificada para análise dos fatores associados aos padrões de prática.

Foram incluídos 7249 pacientes no estudo, dos quais 48% apresentaram imagens pré-operatórias (CT abdômen e imagem do tórax). Os autores observaram um aumento na taxa de concordância pré-operatória de imagem ao longo do tempo, sendo 64% no período de estudo mais recente (2006-2008) vs. 31% (2002-2004); p <0,001. As variáveis associadas ao uso de imagens torácicas observadas entre os pacientes foram: idade, co-morbidade, volume do cirurgião e região geográfica; mas não foram associadas ao gênero, volume hospitalar ou status socioeconômico. As variáveis associadas ao uso da imagem abdominal foram o volume hospitalar e região geográfica; já que não apresentaram associação foram idade, sexo, comorbidade, status socioeconômico ou volume do cirurgião.

A partir dos resultados os autores do estudo observam que a grande maioria dos pacientes não realizavam imagens pré-operatórias. mesmo estas estarem descritas nas diretrizes da prática clínica, apesar do aumento do uso ter sido avaliado no decorrer dos anos.

Fonte: J Surg Oncol. 2016 Nov 4. doi: 10.1002/jso.24492

Declaração legal, Política de Privacidade e Política de Uso