Home
Structured Reporting of Rectal Magnetic Resonance Imaging in Suspected Primary Rectal Cancer: Potential Benefits for Surgical Planning and Interdisciplinary Communication


O presente estudo publicado na Investigative Radiology buscou avaliar o impacto dos laudos radiológicos estruturados em comparação com os laudos não estruturados (texto livre) de ressonância magnética retal (RM) em pacientes com câncer retal comprovado histologicamente e os seus efeitos potenciais tanto na satisfação dos cirurgiões, na comunicação interdisciplinar, quanto na tomada de decisões clínicas.

O estudo envolveu 49 pacientes com câncer retal comprovado histologicamente, submetidos a RM retal para estadiamento de câncer de reto local antes da cirurgia. Laudos de texto livre e laudos estruturados de RM retal para estadiamento local de câncer retal foram realizados por radiologistas.

Dentre os resultados, os laudos estruturados alcançaram altas taxas de satisfação dado o seu conteúdo e a clareza do relatório, incluindo significativamente mais das 13 características-chave predefinidas em comparação com os laudos não estruturados (Laudo estruturado média ± DP, 12,2 ± 4,6 vs laudo não estruturado]) (P < 0,001); já em 96% dos laudos estruturados e em 60% dos laudos de texto livre (P <0,001) foi possível a tomada de decisão clínica definitiva (cirurgia versus radioquimioterapia neoadjuvante). Nos casos de cirurgia, as informações relatadas foram consideradas suficientes para o planejamento cirúrgico em 94% dos laudos estruturados versus apenas 38% nos laudos não estruturados (P <0,001). O laudo estruturado foi considerado ter uma qualidade de relatório global significativamente maior na escala de Likert de 1 a 6 (1, insuficiente, 6, excelente), em 5,8 ± 0,42 vs os laudos não estruturados, 3,6 ± 1,19 (P < 0,001).

Desta forma, os autores concluem que o laudo estruturado de RM retal em pacientes com câncer de reto pode auxiliar no planejamento cirúrgico, tendo tido maior nível de satisfação dentre os cirurgiões em comparação aos laudos radiológicos de texto livre.

Fonte: Invest Radiol. 2016 Nov 17. [Epub ahead of print]

Declaração legal, Política de Privacidade e Política de Uso