Home
Recurrence-free survival as a putative surrogate for overall survival in phase III trials of curative-intent treatment of colorectal liver metastases: Systematic review.


O presente artigo publicado na World J Clin Oncol avaliou se a sobrevida livre de recorrência (SLR) poderia funcionar como um desfecho substitutivo para sobrevida global (SG) em estudos de fase 3 de metástases ressecáveis de câncer colorretal (MRCCR).

Estudos elegiveis foram de fase 3 que testassem qualquer tipo de tratamento sistêmico (neoadjuvante, adjuvante ou perioperatório) associado com cirurgia em pacientes com MRCCR. Os pesquisadores utilizaram um modelo de regressão linear baseado no hazard ratios (HR) da SG e da SLR.

Dos 3059 estudos, 5 de fase 3 com 1162 pacientes foram incluídos na análise. A fórmula derivada foi: HR da SG = (0,93 x HR da SLR) + 0,14; com IC 95% de 0,48 a 1,38; P=0,007.

Os autores sugerem que a SLR poderia funcionar como um desfecho substitutivo da SG nesta população de pacientes. Os achados também podem ser uteis para a estimativa amostral de estudos de fase 3 de MRCCR tendo como desfecho primário a SG.

Fonte: World J Clin Oncol 2017 Jun 10(3):266-272

Declaração legal, Política de Privacidade e Política de Uso