Home
Clinical Calculator for Early Mortality in Metastatic Colorectal Cancer: An Analysis of Patients From 28 Clinical Trials in the Aide et Recherche en Cancérologie Digestive Database.


O estudo publicado na JCO avalia os fatores que contribuem para a mortalidade precoce após o início do tratamento do câncer colorretal metastático. A metanálise incluiu 28 estudos (n= 22.654 pacientes) de fase III randomizados na base de dados ARCAD (Aide et Recherche en Cancérologie Digestive). Foi construído um modelo de regressão logística multivariada para mortalidade de 30, 60 e 90 dias. O impacto de progressão precoce foi examinado com modelos de riscos proporcionais de Cox.

Os resultados mostraram taxas de mortalidade foram de 1,4% aos 30 dias, 3,4% aos 60 dias e 5,5% aos 90 dias. Os fatores associados à maior probabilidade de mortalidade precoce são: idade avançada, o índice de massa corporal mais baixo, o estado de desempenho mais fraco, o aumento do número de sítios metastáticos, o estado mutante do BRAF e vários parâmetros laboratoriais.

Um nomograma clínico validado foi desenvolvido para quantificar o risco de morte precoce de pacientes individuais durante o tratamento inicial do câncer colorretal metastático. A ferramenta elaborada pode avaliar a elegibilidade de pacientes ou estratificação de risco em futuros ensaios clínicos e para identificar pacientes que necessitam de terapia mais ou menos agressiva e medidas de suporte adicionais durante e após o tratamento.

Fonte: J Clin Oncol. 2017 Apr 17:JCO2016715771. doi: 10.1200/JCO.2016.71.5771. [Epub ahead of print]

Declaração legal, Política de Privacidade e Política de Uso