Home
A randomized controlled trial of prophylactic antibiotics in the prevention of electrocoagulation syndrome after colorectal endoscopic submucosal dissection.


A dissecção submucosa endoscópica (DSE) é um procedimento comumente realizado, porém a DSE colorretal apresenta um risco significativo de eventos adversos, como a síndrome de eletrocoagulação pós-DSE (PEECS). O estudo publicado recentemente na Gastrointestinal Endoscopy procurou avaliar se o uso de antibióticos profiláticos reduz a ocorrência de PEECS.

No estudo, cem pacientes submetidos à DSE colorretal foram randomizados (1:1) para um de dois tratamentos. No grupo I, ampicilina/sulbactam foi administrada 1 hora antes da DSE e adicionalmente injetada a cada 8 horas duas vezes mais; já no grupo II, foi administrada solução salina normal, sem antibióticos.

Em suas análises, os autores observaram que o número de pacientes com níveis de proteína C-reativa (CRP) ?1 mg/dL e o número de pacientes com escore VAS para dor abdominal ?1 foram maiores no grupo II do que no grupo I (p=0,008 e 0,023, respectivamente). Também foi observado que a incidência de PEECS no grupo II foi superior à do grupo I (8 e 1 eventos, respectivamente; p=0,031).

Concluiu-se que o uso profilático de ampicilina/sulbactam na DSE colorretal está associado a um menor risco de PEECS, diminuição dos níveis de CRP e diminuição da dor abdominal.

Fonte: Gastrointest Endosc. 2016 Nov 26. pii: S0016-5107(16)30803-3. doi: 10.1016/j.gie.2016.11.022. [Epub ahead of print]

Declaração legal, Política de Privacidade e Política de Uso